O que é fator encolhimento?

28.8.15


Oi gente! Tudo bom? Vocês já devem ter percebido que o post hoje é sobre cabelos. Vou falar um pouquinho sobre um fato que toda(o) cacheada(o) presencia: o fator encolhimento! Então se você é cacheada(o) e quer saber mais sobre esse "fenômeno" esse post é perfeito pra você! Se você não tem cabelo cacheado ou crespo, mas conhece alguém que tem, indique esse post pra essa pessoa! Agora chega de lenga-lenga e vamos lá!


Fator encolhimento é um "fenômeno" que acontece com cabelos crespos e cacheados. Esse fator, esconde o verdadeiro comprimento do cabelo, deixando parecer que ele é bem mais curto do que na verdade é. Pra quem assumiu o cabelo natural, isso pode ser um pouco desanimador, pois parece que o cabelo nunca cresce. Porém, a verdade é que ele cresce sim! Cabelo cacheado e crespo CRESCE PRA CARAMBA, mas isso não fica muito evidente devido ao fator encolhimento.

Não há porque ficar desesperada com isso, porque isso é uma coisa típica e normal de nossos cabelos. E também é um bom sinal, sabe por quê? Pois quanto mais encolhido o cabelo estiver, mais definido ele está. Para quem curte super definição, o fator encolhimento se torna um aliado, né? rs

O fator encolhimento pode estar em 50%, 70% depende do cabelo. O meu, creio que seja uns 65%. Mas também depende do dia. Tem dia que o fator encolhimento não está tão evidente, mas tem dias que ele está demais kkkk. 

Como saber o tamanho real do meu cabelo?
Você pode esticar os fios pra ver onde eles estão, no banho ao lavar os cabelos ou simplesmente fazer escova e prancha. 

Tem como amenizar esse fator?
Olha, eu ainda não conheço uma forma não-química de amenizar esse efeito (deve ter, mas eu não conheço rs), então o que eu faço é ir puxando os cachos pra baixo com as mãos umedecidas com água e creme. Ajuda bastante a amenizar o fator encolhimento!

Quer mais dicas para cabelos cacheados e crespos? No Cereja Black tem vários posts maravilhosos sobre isso (WWW). Também tenho um grupo no Facebook (Super Cachos) junto com a Marry do blog Eai Marry. Lá compartilhamos dicas, rotinas, receitinhas, etc. Clique aqui para participar.

Agora me conta: Como é seu fator encolhimento? Você curte? O que faz para amenizá-lo? 

Veja Também:

10 Recados

  1. Gostei do post! O fator encolhimento e muito chato, meu cabelo cresceu muito só que encolhe né por conta da definição :(
    Beijos,
    http://gleycikellyfranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoorei o post, meu cabelo era enrolado e estou voltando ao normal, estou com uns 10 dedos desde a raiz. Mas como fica estranho enrolado no início e depois liso, por enquanto ainda estou na chapinha haha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  3. Verdade né! Cresce muito
    beijo
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom saber! Gostei do post, você tirou todas as minhas dúvidas. Como estou em fase de transição tô conhecendo tudo agora rs.
    Já vai fazer 1 ano que estou em transição, cortei ele beeeem curtinho dessa vez e sinceramente, foi a melhor coisa que eu fiz! :D
    Beijoos ♥

    www.ameniinadabolha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Post super explicativo, parabéns ! Meu cabelo apesar de não parecer e cacheado, antes de pegar a mania de alisar sempre achava que um dia estava maior outro dia menor mas claro devido aos meus cachinhos... Vou recomendar o post para minhas conhecidas cacheadas... Beijos...... Obrigada pela dica.... www.bio-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mulher, como seu blog mudou! Faz muito tempo que não apareço por aqui. Adorei o novo layout. Seu cabelo é maravilhoso. Xoxo' ♥
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Nossa geh não sabia disso apesar de eu ter meu cabelo liso (natural) é sempre bom saber dessas coisas para pode indicar e ajudar quem precisa dessa rica informação, parabéns pelo conteudo <3

    Visita meu blog, pode ser que tu goste http://completamentebela.blogspot.com.br/ um super beijooo

    ResponderExcluir
  8. Não sabia disso, que interessante e diferente. É bacana saber desses detalhes para compartilhar com as amigas.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei, eu uso química no cabelo, mas não descarto a ideia de usar ele natural, estou bem com ele agora, já sabia por alto desse fator encolhimento mas é sempre bom ler mais um pouquinho.
    Beijos Géssica, teu cabelo é lindo e obrigada pelo seu carinho♥

    www.brilhoeestilo.com

    ResponderExcluir
  10. Fator encolhimento vs. cachos definidos. Eu não ligo tanto não. Acho que fico mais preocupada com a aparência dele quando estiver maior. Porque quando ele estiver grandão, eu quero que pareça grandão! Fora isso acho que lido bem com o fator encolhimento. Pelo menos eu não tento fazer nada pra alterar isso porque não me incomoda tanto.

    P.S.: Acho que nossos cabelos são primos! *-*

    Beijos ♥
    www.cherryon.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!