Estatísticas do blog pelo trendcounter

30.9.13

Há mais ou menos um mês conheci o TrendCounter. Um contador de visitas muito eficaz e gratuito que nos traz muitas informações importantes que as estatísticas do blog não trazem, como lugar de onde acessaram, visitantes únicos, o tempo em que cada um fica no blog, os visitantes que voltam e outras coisas. Apesar de ser em inglês, ele é muito simples e nesse post vou explicar pra vocês como ele funciona e de brinde um tutorial para colocá-lo no seu blog. Vem!

Como funciona:

Tá vendo no ladinho direito do blog um T com um certo número? Esses números são os leitores que estão online em tempo real, ou seja, nesse exato momento.


Mas o TrendCounter não só se baseia nisso. Clicando nesse "ícone" você será levado para uma página de estatísticas dentro da ferramenta do site. Lá você encontra as páginas visitadas, visitantes únicos, visitantes que retornam e outras coisas. O site é em inglês, mas é bem simples de entender. Você provavelmente não conseguiu ver as estatísticas que eu falei, porque eu coloquei em modo privado as minhas rs

Esse é a painel do TC onde ficam as informações das estatísticas. Tudo está detalhado melhor nas imagens. Caso não consiga ver, clique nelas.



E não tem só isso. Lembra daquele menu da primeira imagem? Então vamos saber um pouco mais sobre ele e suas funções agora.

Overview = Ele é página onde tem as principais informações de estatísticas. O basicão mesmo.

Recent Visitors = Essa página mostra os visitantes recentes, as páginas que viram e quantos estão online em algumas páginas. Também mostra se ele é um leitor frequente, mostra a cidade e o país que ele veio e o tempo que ele ficou vendo a postagem. Um print do meu:



History = Mostra todos os visitantes por dia e quantas páginas aproximadamente cada um viu no seu blog.

Technology = Mostra gráficos de quais navegadores e sistemas operacionais seu blog foi visto e mostra também a resolução do monitor
que aparecem para eles

Visitantes e visualizações de página são diferentes! Se seu blog tem 350.000 pageviews, não quer dizer que esse mesmo número de pessoas tenham visto seu blog.

Legal né? Muita gente usa o Google Analytics, mas até hoje não sei como ele funciona direito e sem contar que eu acho complicado. O TrendCounter na minha opinião é bem mais simples. 


Colocando no seu blog

Agora que você já sabe como funciona a ferramenta, que tal colocarmos ela em seu blog? É só seguir o tutorial. Tá bem fácil!

1. Clique nesse link no site TrendCounter e faça seu cadastro;
2. Após ter feito seu cadastro com um email válido, clique em "new project";
3. Coloque os dados do seu blog e escolha o formato do gadget e as cores:


4. Depois de ter clicado em Add This Project, vai aparecer uma página com um código. Copie esse código;
5. Vá para o Painel do Blogger >> Mais opções >> Layout >> Add Gadget, escolha "HTML/JAVASCRIPT" e cole o código que você copiou do site e salve sem título.

Prontinho! Para acessar o painel e ver suas estatísticas é só clicar no ícone e fazer logon. 

Gostaram? O post foi meio longo, mas acho que valeu muito a pena.
Beijão!

Veja Também:

16 Recados

  1. Adorei a ideia, eu já conhecia, mas não sabia como colocar. Obg pela dica, beijos
    http://lehdutra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30/9/13

    O meu não fico ali no cantinho, ficou na coluna da lateral. Por que?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo30/9/13

    Oi!Eu vinha pedir para que visse um blog.
    A escritora está descontente pois com esta nova história perdeu muitos seguidores e leitores e eu,que sou fã das histórias dela,tenho medo que ela acabe por excluir o blog.
    Será que se lesse a história nova dela "O colégio Interno" e se gostasse que poderia seguir e comentar algo?
    Agradeço desde já, se puder.
    O blog é esse: http://dianaisabelpinto.blogspot.pt/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma super dica, amei obrigada por compartilhar... Sera mt util ... bjinhus
    ótima semana
    *BR*
    tathyiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse esquema das estatísticas. Vou colocar no meu blog!

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Eu já usei contadores assim, mas ainda acho que as ferramentas do Google são muito eficazes. BR

    ResponderExcluir
  7. Interessante, talvez eu coloque no meu..

    ResponderExcluir
  8. affz o meu ta demorando pra carregar,mas esta aparecendo My Projects esta certo esta parte Gessy???

    ResponderExcluir
  9. que legal, obg pela dica, não conhecia. bjs

    ResponderExcluir
  10. Sempre ajuda muito essas estatísticas. Não conhecia esse site. Atualmente tenho usado um outro, mas se ele me deixar na mão, vou usar esse. Valeu pela dica!

    Beijos, Talita M.
    Mil e Duas Coisinhas | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal e ficou tão bem explicadinho amei foi simples aprender :) Estatísticas sempre ajuda seja em futuras parcerias ou não rs .
    http://helpanaemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. adorei essa dica, vou já ver pra por em meu blog :D


    Abraços,
    www.oquefaltou.com
    BR

    ResponderExcluir
  13. Que interessante essa ferramenta, ainda não conhecia. É sempre bom conhecer novas maneiras de melhorar o blog, não é mesmo? Valeu pela dica (;

    Beijos,
    BR - Fashion e Bella
    www.fashionebella.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu conhecia até já tentei por,não tive paciência e não continuei,dai agora eu tenho a ferramenta histats,eu gosto bastante dele porque nele eu tenho um painel que me mostra tudo,comparações,quem visitou e tudo mais.
    bjuuuuuuuuuu @sigaianca
    www.naocliche.com

    ResponderExcluir
  15. Adoreeeei !

    Instalei o meu com a tua ajuda :)

    Muito obrigada pela paciência de ensinar !

    Bjo !!

    Blog | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Eu usei por um bom tempo esse trendcounter, mas troquei recentemente pelo supercounters, que posso deixar escondidinho no layout do blog. Beijo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!