Primeiro Emprego: Entrevista e Currículo #02

10.9.13

Dando continuidade a série de posts sobre emprego, hoje vou falar sobre um ponto bastante importante quando a gente tá em busca de um emprego: O currículo e a entrevista. O currículo é sua porta de entrada, onde você deve escrever suas habilidades, sua qualificação e seu perfil profissional. A entrevista é importante para a empresa te conhecer e saber se você está falando a verdade no currículo. Nessa postagem, vou detalhar melhor sobre esse assunto. Pode ser útil para você agora ou futuramente.


O Currículo = Você tem que fazer um se você quer arrumar um emprego. Ele tem que ser bem objetivo e você não pode mentir em nada lá. Faça um no word e imprima. Não usem mais aqueles que a gente escreve a mão (compra na papelaria) porque já estão obsoletos. Abaixo tem um modelo de currículo de 1º emprego para vocês, se quiserem, podem usar é só substituir pelas suas informações. Fonte: Arial, 11.

Maria Fernanda Soares
18 anos, 28/05/1995
Rua das Flores, nº 23
Bairro: Jardim Catarina 
Cidade: Vale Esperança , SP
Telefone: (11) 3333-8582 / (11) 9888-8888
email: mariasoares@gmail.com

Objetivo:
Aqui você põe o seu objetivo profissional. Pode colocar o cargo que você deseja, ou que está buscando o primeiro emprego.

Perfil:
Dinâmica, pró-ativa, com espírito de liderança.
Você põe somente as coisas que caracterizam mais ou menos seu perfil profissional.

Escolaridade:
Ensino Médio completo - E.E F.A
Aqui você põe a série que está cursando ou informa se já terminou.

Cursos Técnicos ou Profissionalizantes:
Técnico em design de interiores - SENAC
Informática - SATERJ
Os cursos que você faz ou já fez

Idiomas:
Inglês - ABC
cursos de idiomas que você faz/fez

Experiência de vida:
Como é seu primeiro emprego, você tem que preencher seu currículo com alguma coisa. Lembra das feiras, exposições, projetos que sua escola fez/faz. Coloque eles!


A entrevista = Na hora da entrevista, o entrevistador descobrirá se o que você disse no currículo é verdade. Então não pode mentir nem na entrevista e nem no currículo. Geralmente eles perguntam sobre sua vida, sobre o que você gosta de fazer, sobre sua família e a pergunta mais temida (ou não): Por que você quer este emprego. Nessa hora você tem que falar a verdade. O que te levou a procurar essa vaga e a empresa. Numa entrevista também pode acontecer testes práticos de informática, redação e conhecimentos gerais. Se você passar na entrevista, provavelmente vai ter uma outra etapa antes de saber se você será chamado para começar a trabalhar. Mas isso varia de empresa para empresa.


Qualquer dúvida, só falar comigo que dependendo dela eu posso ajudar a responder. 
E não sei se sabem, mas eu comecei a estagiar e estou muito empolgada ^^
se quiserem eu posso fazer posts sobre meu trabalho, etc. Aí é com vocês!
 Beijos!

Veja Também:

29 Recados

  1. Adorei, ótimas dicas, lindona!

    Beijinhos, Lari do bylarissamocellin.com <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post me ajudou bastante, já que eu nunca trabalhei e sempre tive d´vida do que deveria colocar em um currículo =D
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou e boa sorte! Trabalhar não é moleza!

      Excluir
  3. Adorei a dicas ajuda bastante quem esta a procura de um emprego.

    ResponderExcluir
  4. Nossa você me ajudou muito, preciso arranjar um emprego urgente e não sabia como fazer um currículo. Obrigadaaaaaaa.
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  5. A primeira entrevista é um nervosismo só, mas depois você acostuma e não se treme toda mais. Quanto mais tranquila ficar na hora melhor suas resposta sairão.

    beijao flor
    simplesevaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Na minha primeira eu tremia tanto que parecia um gato assustado. Mas agora sou bem mais segura!

      Excluir
  6. nossa gostei, voce explicou bem, é uma pena o meu curriculo ficar tao vazio :c

    -->inocentementeingenua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas com o tempo vc vai ter o que colocar nele ^^

      Excluir
  7. Na minha primeira entrevista eu fiquei tão nervosa que aceitei trabalhar domingo. :S


    Maipm.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa....
    Eu já fiz várias entrevistas, graças a Deus sempre consigo entrar onde eu gostaria... Mas dá um desespero, uma vontade de sair correndo e gritando hahaha

    Amei o seu blog e estou te seguindo.

    Retribui?

    Beijos ♥

    www.itstendencial.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! É otimo quando conseguimos entrar onde queremos.

      Excluir
  9. Muito legal as dicas, realmente super importante para a primeira entrevista! www.reacreditar.com

    ResponderExcluir
  10. otimas dicas, para conquistar o primeiro emprego!

    ResponderExcluir
  11. Dicas muito úteis para quem está procurando um emprego!

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca fiz nenhuma entrevista de emprego mas gostei das dicas! www.psmilena.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, não ha nada que me assuste mais
    do que entrevistas de emprego, sempre fico nervosa :/
    Da uma passadinha no meu blog?
    Segue se gostar?
    http://theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, realmente surgi várias dúvidas sobre o assunto.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  15. Dicas bem legais!
    Boa sorte no seu Job!
    Bjins!!

    Sorteio rolando!
    Uma Mãe Antenada

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12/9/13

    Adorei! Ottimas ideas ;)

    I follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dica viu?! Já fiz algumas e a apreensão é sempre!

    Estou te seguindo, retribui??

    Beijoo Rebeca B.
    Blog Mais Mulher | Fan Page | Canal Rebeca B. | Insta da Rê | Twitter da Rê

    ResponderExcluir
  18. O currículo é muito importante, e é sua porta de entrada em qualquer empresa... Muita gente faz mas não se preocupa em passar as informações certas. Tem que pensar que cada um pode interpretar do jeito que quiser...

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  19. Oi legal seu blog!Muita informação importante!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!