Blogueiro Presente = Leitores Presentes

9.6.14

Pelo tempo que fiquei fora da internet, pude perceber de perto uma coisa que eu já desconfiava: que quando o blogueiro se ausenta demais, os leitores vão perdendo o interesse pelo blog. Isso acontece pelo simples fato da sensação de abandono que eles sentem, ao entrar num blog sem atualizações e sem a presença do dono. Então agora eu digo com toda a certeza do mundo: Se você quer ser lembrado, SEMPRE APAREÇA.


As vezes a nossa rotina não nos deixa ficar tão próximo dos leitores como gostaríamos, mas o máximo de tempo que você puder passar investindo nele, valerá a pena no futuro. Um simples olá na fan page, um alô no twitter ou uma foto legal no instagram, fazem os leitores se sentirem queridos e mais próximos de você. Quando você vai numa loja e as pessoas te tratam com educação e carinho, você sente vontade de voltar lá mais vezes, certo? Com o blog acontece a mesma coisa, se você se importa com os leitores, pode ter certeza de que eles voltarão. Eu fiz uma listinha simples, que mostra como podemos nos aproximar dos nossos leitores e mostrar a eles que somos presentes. Olha só:

 Faça pequenas mudanças no blog periodicamente (mudar a fonte, foto do perfil, etc)

 Faça postagens de qualidade e com uma certa frequência

 Sempre fale e interaja com os leitores através das redes sociais (facebook, twitter, insta...)

 Participe de grupos em que eles estejam

 Agrade-os com brincadeiras, games, brindes, goodies, downloads, etc.

 Seja sempre humilde

 Responda os comentários sempre que puder

 Cheque o e-mail e responda-os também

 Peça sugestões de melhorias aos leitores

 Sempre que puder faça algum sorteio

 Mostre um pouquinho da sua vida para eles

 Você pode adicionar algum leitor no seu facebook e ir conversando com ele! (além de conquistar um leitor, você poderá conquista um amigo)


Essa foi minha lista! Espero que tenham gostado. Prometo que daqui pra frente tentarei ser mais presente no blog e nas redes sociais dele. 

E o que você tem a dizer a respeito da ausência dos blogueiros? Quero te ouvir!

Beijos!

Veja Também:

7 Recados

  1. Pura verdade e o pior é que eu estou meio afastada do blog, por enquanto a minha vida ta uma correria e eu queria ter mais tempo para interagir e postar :/ Espero que as coisas se acalmem, hehe :))
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Super dicas. Talvez se eu conseguir leitores (acabei de começar meu blog, pode dar uma olhada?) preciso seguir suas dicas.
    Ahh adorei o seu blog.
    thatstorys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Às vezes não consigo fazer posts, pois precisam de tempo pra pesquisar, e tal. Mas estou sempre nas redes sociais do blog e nas minhas respondendo a todos. Como já disse, o tempo e a inspiração são meus grandes adversários como blogueira e eu também percebo que quando eu fico por muito tempo (eu fiquei dois meses sem o blog), muita gente deixa de visitar... ótimo o post. Bjs

    jessica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente. Agora que sai do meu estagio estou tendo tempo para fazer as coisas pro blog melhor. A inspiração sempre vem de algum jeito! É só a gente não forçar que ela chegar.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Amei as dicas, Ge. As vezes perdemos as visu e ficamos nos perguntando o porquê. Postagens com frequência e sempre responder os comentários é algo que os cativam muito.

    www.blogtodagarota.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!