EU TÔ NA FACULDADE!

24.7.14

Eu não sei se vocês já sabem, mas mesmo assim eu vim contar a novidade pra vocês: Eu tô na faculdade! Isso mesmo. Mês que vem farei parte do time dos universitários! Vou contar tudinho pra vocês nesse post, como eu consegui, falar do curso que escolhi e as minhas expectativas sobre ele. Vamos?


Tudo começou ano passado quando fiz o ENEM. Não estudei como deveria e minha nota não foi lá muito boa. Mas como os cursos que eu queria não são muito concorridos, minha nota até que seria o suficiente para passar, mas a principio não foi.


Terminei o Ensino Médio ano passado, e como a maioria dos estudantes fazem, no começo do ano eu me inscrevi para o SISU. No primeiro dia eu estava dentro, mas no segundo eu já estava fora #triste. Não consegui entrar nem na primeira chamada, nem na segunda e nem pela lista de espera. Claro, fiquei triste, pois queria entrar na UFF de Niterói (Universidade Federal Fluminense), mas não me desesperei porque ainda tinha o PROUNI. E foi nessa mesma época que eu desisti de entrar na UFF por motivos de: ser longe de casa, ser integral e eu não ter como me manter no curso. Era melhor eu tentar uma bolsa numa particular perto de casa. 

E com o PROUNI não foi  muito diferente, estava dentro até no penúltimo dia, mas quando saiu a lista dos pré-selecionados meu nome não estava lá. E isso aconteceu na primeira chamada, na segunda chamada e na lista de espera. Mais uma vez fiquei triste, pois tinha colegas que estudaram comigo em 2013 que tinham passado e já iam começar a fazer faculdade e eu lá, parada. Mas acredito que isso foi muito importe pra mim, pois assim, eu pude me decidir melhor o que eu queria fazer no meu futuro e tal.


Aí o tempo passou, eu entrei em curso técnico em administração por causa do estágio que eu estava fazendo na época. Acabei gostando da área, mas não tinha certeza se era isso mesmo que eu queria. Aí foi que eu fiquei em dúvida entre 4 áreas diferentes! Isso mesmo, 4 áreas: Nutrição, Design, Publicidade e Letras. Eu excluí design porque eu tudo que eu queria saber sobre essa área, eu já aprendi no meu curso de Web Design. Eu excluí nutrição, pois percebi que não tenho vocação pra área da saúde. Aí me restaram, Letras e Publicidade. Eu gosto dessas duas áreas, então decidi que na que eu passasseprimeiro eu iria e caso eu não gostasse, eu trocaria no próximo ano. Aí eu fiz minha inscrição no Pré-Vestibular Social que tem aqui, para me preparar de verdade para o enem esse ano. Então, foi quando o tempo começou a me surpreender rs...

Chegou Junho (eu resolvi sair do meu estágio) e com ele a segunda fase do Prouni. Eu não ia me inscrever, mas sabe quando algo diz pra você fazer isso? Então... com essa intuição ou sexto sentido, sei lá, me inscrevi. Coloquei Publicidade para 1ª opção e Letras na 2ª. Não acompanhei todo dia, só entrei no site mesmo para conferir o resultado e para a minha SURPRESA, eu fui pré-selecionada na minha segunda opção. Fiquei muito feliz, gritei, pulei, avisei pra todos os meus amigos, etc. Então separei toda a documentação necessária (deu muuuito trabalho essa parte) e fui, junto com minha mãe, lá na faculdade entregar. Na segunda chamada, fiquei sabendo que a minha documentação foi aprovada e que eu poderia fazer minha matrícula. Também, para minha surpresa, fui pré-selecionada na minha primeira opção. Mas aí, eu preferi ficar com Letras mesmo. 

Minhas aulas vão começar dia 11 de agosto e minha faculdade é Unigranrio, que fica no centro de Caxias. Vou estudar a noite e espero gostar desse curso. Eu gosto muito de leitura, da escrita, de inglês rs e espero aprender e aperfeiçoar meus conhecimentos com ele. Caso eu não goste do curso, ano que vem trocarei para Publicidade. Mas isso só vou descobrir ao decorrer do tempo. Eu sei que Letras não é um curso de tanto prestígio como Medicina, mas é uma área que eu gosto bastante, e que é fundamental para a formação de qualquer cidadão. Mesmo não sendo tão valorizada como deveria, o meu interesse por essa área continua grande (assim como em PP) e espero não me arrepender de ter escolhido esse curso. 

O post ficou meio grande, mas espero que eu tenha deixado vocês a par de tudo! Se vocês quiserem saber mais sobre minha faculdade, sobre meu curso técnico, sobre Letras, pergunte! Quem sabe eu faço um post a respeito? Saiba que eu iria adorar, viu?

Beijos!

Veja Também:

32 Recados

  1. Aproveite essa oportunidade!! Sucesso =)

    ResponderExcluir
  2. Ual fico MUITO feliz por você Gessica. Eu to no 3 ano do ensino médio, e estou quase enlouquecendo com o Enem, eu espero muito passar e entrar numa faculdade pública daqui da SP. Fico muito feliz por, de verdade, como diz aquele ditado ''Quem espera sempre alcança'' então você conseguiu. Espero do fundo do meu coração que você Ge si de muito bem na facu, parabéns. Ahh eu AMO o seu blog ele é dimais, você faz um ótimo trabalho *--*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaeeee!! Parabéns, bem vinda ao grupo da loucura, dos estudos, das amizades e principalmente, desse momento único que é ser universitário.
    Bju Gessicaaaa
    www.naocliche.com

    ResponderExcluir
  4. também estou na faculdade , começo agora dia 12 estou super ansiosa de como vai ser o primeiro dia as aulas se vou gostar , mega ansiosa beijos www.mandaliveira.blogpot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, parabéns!!
    Passei por isso tbém, eu consgeui pelo ProUni e fiz moda ;)

    Vem me visitar?!
    Beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    Adoro o seu blog, dá pra ver que você se dedica muito ao blog ♥
    Vou ficar muito feliz se quiser conhecer o meu blog: www.pagandodegatinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. GENTE, você só pode ser minha gêmea hahahaha! Nossas histórias em relação a faculdade são muito similares. Eu queria muuuuito passar na UFF (só que de Volta Redonda) e passei lá (pra fazer psicologia), na UFRRJ (pra fazer gestão ambiental) e na UFRJ (pra fazer dança). Fiquei super feliz com os meus resultados, mas aí não fui porque não tinha como me manter durante o curso #chateada. Mas hoje tô fazendo psicologia aqui em SP mesmo, também pelo Prouni! Parabéns, de verdade! Amoooo seu blog, beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oii!! Poxa, parabéns pela facul :D! Letras é uma das minhas opções, quando começar a fazer e tiver uma noção, conta pra gente, vou adorar também, quero saber se devo mesmo investir ou não!
    Beijossss <3
    http://santamodda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabénnsss *-*
    Vou começar minha facul no começo de agosto.
    E ai tá ansiosa????
    Tô muitooo.

    Beijoss e sucesso na sua nova fase.
    http://cantinhodamays.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler posts assim Gessica! Puxa, fiquei animada por você só de ler o seu post, imagino a sua felicidade! Esse ano eu vou fazer o ENEM, mas só como uma preparação para o ano que vem, que é meu último ano na escola :) →Meninas Quase Invisíveis

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar, parabéns!!! :)
    Já fui bolsista pelo ProUNI e sei o quanto a parte de documentação é TENSA! infelizmente o curso que comecei não era a minha cara (Fiz 3 anos de Psicologia) e hoje eu faço exatas em uma pública. Mas gostar do curso que escolheu é pré-requisito e vc não precisa se importar se é ou não prestigiado. Afinal de contas, o que seria do mundo se só houvessem médicos pq é "chique" ser médico?
    Aproveita o restinho das férias pq o negócio vai engrossas do dia 11 de agosto pra frente! hauahahu

    Bjoooo

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
  12. Parabeens!! Aproveite bastante essa chance! Faculdade é tudo de bom *o*

    http://apequenaka.blogspot.com.br/2014/07/videos-preferidos-da-tag-50-fatos-sobre.html

    ResponderExcluir
  13. Lindona, que interessante, parabéns.

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  14. Parabénsssss! passar na faculdade é uma coisa que me preocupa muito, lendo sua história dá para tirar várias inspirações, mas principalmente não desistir!
    Beijos
    Blog Cah Silveira

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, boa sorte ;)

    http://dreamsofadivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que máximo! Parabéns e sucessooo!!

    www.girlsmachine.com

    ResponderExcluir
  17. Anônimo25/7/14

    Parabéns menina!!
    As coisas sempre acontecem quando tem que acontecer.
    Esperar o memento com paciência e fé pode ser difícil mas é oque devemos.
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  18. Parabéns!! E boa sorte no seu primeiro dia lá!! *-------*
    Eu estou no último ano do ensino médio e estou super em dúvida no curso em que vou fazer, e Letras está entre os cursos em que me interesso >.<
    O seu é Letras- Inglês?? Se sim tem que já saber inglês pra fazer o curso ou não??
    beijinhos :*

    beijinhos :*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parabéns gataaa!
    Boa sorte

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  20. Parabéééns Ge, querida!!!
    Fico muito feliz por você, tenho certza que se sairá bem e tudo dará certo.
    Eu sou maquiadora profissional formada pelo senac, mas aqui em SP tem um curso superior para Maquiagem na universidade Anhembi Morumbi, mas é caríssimo e não consigo pagar.
    Vou tentar estudar bastante e ver se consigo pelo enem, já que a universidade aceita a nota para bolsa..
    Tenho vontade de fazer letras também, porque amo a nossa língua e o inglês tbm, mas seria só por gostar mesmo e não pra trabalhar.
    De qualquer forma estou muito feliz por você e espero que você se dê bem no curso e na facul tbm, vai ser ótimo.
    Boa sorte queridonaaa!!!

    www.sabrinadamasco.com

    ResponderExcluir
  21. Paaaarabéns :D É muito bom entrar na faculdade, espero que você goste e sucesso!

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  22. Parabens gessicaaa, tu merece, espero que se de bem em Letras, ou em Publicidade! ashuah Eu pessoalmente prefiro pp, mas sei que não é tao facil se dar bem no ramo.

    Beijoos e tudo de bom!
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!!! APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE. SUCESSO!!! ;) Bjo.

    Blog Cereja Cariri

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela conquista, também comecei meu curso de Psicologia graças ao Prouni.
    Desejo todo sucesso!

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, boa sorte e muito sucesso!!!
    Estou no 3º Ano e fazendo cursinho, to ansiosa e pirando ao mesmo tempo de tanto estudar, mas se Deus quiser, ano que vem é minha vez! rs

    Beijos
    joicecarolineblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ahh,meus parabéns Gessica! Estou estudando pra tentar entrar pra faculdade de primeira,é meu terceiro ano e estou até meio triste quanto a isso.Mas parabéns e conta como foi o primeiro dia ok? E COMO ASSIM VOCÊ MORA EM CAXIAS? Perto de mim,vivo aí e faço me tratamento no dentista aí perto,é na rua do shopping Unigranrio,rs.#Nãoseidarinformção,haha

    Beijos

    brilhoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Meus parabéns, toda vez que lembro quando eu passei na faculdade me da vontade de chorrar hahahahaha. Mas menina porque você não tentou o Sisu no meio do ano? E quanto a se bancar, muitas universidades federais oferecem bolsa moradia, alojamento, bolsa alimentação. Eu sai de SP e fui pra Ouro Preto fazer jornalismo na federal de lá, eu sobrevivo com as bolsas da faculdade e um estágio que eu consegui no ano passado. Quando ao curso o importante é você fazer o que gosta mesmo que você precise trocar uma, duas, três, infinitas vezes.
    Boa sorte nessa nova etapa. =D

    Beijos (Gabi)
    http://lucidezfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/8/14

    Sucesso!
    Parabéns por ter conseguido e aproveite bem os estudos.

    ResponderExcluir
  29. Minha nota foi excelente esse ano.. Mas não passei pra publica, acabei desistindo de fato da publica! Pelo motivos mais óbvios de todos. Meu curso era Psicologia ou Historia e ambos integral, longe de casa, UFF e UFRJ.. Meu pai não ia querer manter minha ida e muito menos as coisas que eu gosto, roupas, sapatos, maquiagem... Enfim, passei pra Administração no prouni com bolsa de 100%, mas acabei perdendo a vaga por que a documentação e a nota da menina foi um ponto maior que a minha. Fiquei triste e me inscrevi no Sisutec. Passei em 33 lugar pra Técnico em Estética e desisti esse ano da faculdade de Psicologia ou Historia, não estudei nada pro ENEM esse ano, vou na cara e na coragem fazer. Aaah, fiz também pré vestibular social aqui no centro do RJ, os professores são os melhores, são ótimos mesmo. Minha nota de redação foi 740.. E nunca que eu irei tirar sozinha isso. Tive um ótimo professor de redação, que por fim vem a ser corretor da banca de redação (mas ele não informou nada pra gente, a não ser coisas obvias). Conclusão: No final de tudo ele meio que deu um empurrãozinho e disse pra escrever tudo ao inverso do que era. A redação foi sobre lei seca e sabemos que isso não vale muito. Então em vez de mete o pau eu falei tudo de bom e maravilhoso sobre isso. Ele postou no facebook algumas informações do que deveríamos ter posto e era basicamente tudo que eu tinha escrito.Eu devo está hoje no sisutec por causa dele. Mas... ainda estou aqui na sina pra entrar na faculdade. Não sou mais novinha como você mas a vida é assim né? A gente não pode é desistir.
    Beijos
    http://www.eaitolinda.com/

    ResponderExcluir
  30. Parabénssss! É muito bom conseguir bolsa pelo prouni. Aproveite essa oportunidade.
    Beijos

    http://www.rainhadecopas.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Gessica!!!

    Adorei seu post e adorei a sua escolha. Acredito muito que essa coisa de prestígio em uma área ou outra não tem nada a ver sabe. Letras é incrível, é muito importante ter o conhecimento que você terá da nossa língua. Eu sou formada em Design de Interiores e começarei Arquitetura ano que vem. Estou empolgadíssima! Meu baile de formatura é no sábado... depois vou compartilhar com todos lá do blog como foi a minha experiência... :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  32. Menina se joga em LETRAS, estou no 2º ano desse curso MA-RA-VI-LHO-SO *-* , temos que desmistificar isso de tal curso tem maior prestígio e outro menor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!