Dicas para fazer uma boa redação no ENEM

5.11.16

Oi gente, tudo bem? Amanhã é o dia da redação do Enem e nada melhor do que umas diquinhas rápidas para aumentar as nossas chances de tirar mil na redação! Nesse post vou dar 3 dicas que eu sempre uso para produzir textos e no final vou deixar um vídeo muito bom e didático da Gaby Amorim, do blog Cabeça de Garota! Vamos lá?


Ansiedade estraga tudo!
Gente, eu sei que é difícil mas nessa hora a gente tem que manter o máximo de calma! A ansiedade atrapalha o raciocínio e assim a gente não consegue colocar as ideias no lugar. Respire fundo, conte até dez e só mentalize coisas boas! Deixe o pessimismo de lado! Confie no seu potencial.

Absorva bastante informações dos textos de apoio
O ideal é você ao longo do ano se manter informado dos assuntos que estão rolando por aí, pra na hora da redação você já ter uma base do que vai falar. Porém, mesmo a gente se informando bastante ao longo do ano, muitas vezes não temos tanta afinidade com o tema e é aí que os textos de apoio vão te ajudar muuuuito! Leia, absorva tudo de relevante e comece a montar sua redação. Primeiro tente organizar suas ideias (começo, meio e fim) e depois faça o rascunho escrito. Relaxe que vai dar tudo certo!

Como montar sua redação
Você já se acalmou, já imaginou coisas boas, já organizou suas ideias? Então é hora de montar sua redação! Muito cuidado com erros de português e falta de coerência, viu? Eu monto minha redação da seguinte forma:

- Introdução (Eu falo sobre o tema, expresso discretamente minha opinião, faça alguma referência com alguma música/poeta/texto/etc e puxo um gancho para a parte do meio do texto rs)
- Desenvolvimento  (Aqui eu trabalho mais a fundo o tema falando prós e contras, a possível causa, seus reflexos na sociedade e uma intervenção/solução para isso)
OBS: TEM QUE TER UMA INTERVENÇÃO! O objetivo da redação do enem é isso, ele te passa um "problema" e você tem que solucionar esse problema. "Intervenção é a solução do problema proposto".
- Conclusão/Fim (Eu retomo de uma forma beeeeeeeeem resumida o assunto falado no desenvolvimento, sempre defendendo minha intervenção, e finalizo com uma frase de efeito).

Agora vejam esse vídeo da Gaby que vai te ajudar muuuuito!


Essas foram minhas dicas e eu espero que tenham te ajudado MUITO! Boa sorte se você vai fazer o ENEM amanhã e não se atrase hein rsrs. 

Beijooooo!

Veja Também:

8 Recados

  1. Que legal seu post! Super bacana para a prova de amanhã,
    Suas dicas estão maravigold rs.
    Um beijo e sucesso.
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, é exatamente isso mesmo! Já é amanhã o grande dia da Redação Enem 2016, desejo sorte à todos que forem fazê-la.

    http://nuwemfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas,quando se trata do Enem,a ansiedade vai a mil,eu fiz a minha semana passada :)
    Muitos abraços💎💎
    http://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Otimas dica, mas ainda bem que já passei dessa faze kkkkk

    Reverse Blog
    Reverse no Facebook

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!