Truques para deixar o cabelo mais cacheado

6.9.14

Não parece, mas eu estou em transição. Se você não sabe o que é transição capilar clique aqui. Mas mesmo assim vou fazer um resumão: Transição capilar, é quando você pára de usar química e deixa seu cabelo crescer naturalmente, sem fazer relaxamentos e etc. Acontece que esse período é muito difícil, pois o cabelo fica com duas texturas diferentes. A transição acaba, quando você faz um BCBig Chop, que em português, significa grande corte. No BC, você corta TODA parte do cabelo com química, deixando-o totalmente natural. O ruim do BC, é que o cabelo fica curtíssimo e nem todo mundo gosta de cabelo curto, ou se vê de cabelo curto; eu faço parte desse time.


Desde quando parei de usar química e minha raiz começou a aparecer, eu busquei formas de tentar amenizar o efeito liso da química, para o comprimento ficar o mais parecido possível com a raiz. No começo não foi fácil. Mas com o tempo eu consegui. Tenho um palmo de raiz virgem e mais ou menos um palmo e meio do comprimento "quimicado" e essa parte "quimicada" está 70% igual a minha raiz. Quando ele está molhado, dá pra ver a diferença, mas, quando seca, dá a impressão de que ele é todo natural ou quase rs. Claro, que para conseguir esse efeito, eu uso vários truques. E como sou boazinha rs, vou contar três deles. Tem outros métodos (que eu uso poucas vezes), mas se vocês gostarem desses, eu digo os outros. O post vai ficar grande, mas vai valer a pena.

Antes de tudo...Cada cabelo é um cabelo. Existem químicas mais fortes que outras. O que funciona comigo, pode não funcionar com você e vice-versa. Mas você só irá descobrir isso se tentar! O resultado pode NÃO ficar igual, o que é comum, porque existem vários tipos de cabelo. 

 Para 50% de eficácia dos truques, você terá que cortar o cabelo. Você não irá cortar tudo como no BC, mas terá que cortar. Pelo menos tirar 3 dedos por mês. Senão, não irá funcionar. Ps: Eu corto de acordo com o crescimento da raiz. Se a raiz cresceu dois dedos, eu tiro dois dedos e por aí vai. Essa forma, deixa a transição mais demorada, por isso eu só indico se você não quiser em todas as hipóteses fazer o BC.

1. Hidratação, Nutrição e Reconstrução
O MAIS IMPORTANTE DE TODOS! Não só para quem está em transição, como também, para TODOS os tipos de cabelo. 
Esse trio é o famosíssimo CRONOGRAMA CAPILAR. Confesso que eu nunca segui esse tal cronograma, tentei, mas não consegui. Porém, eu meio que fiz um cronograma do meu jeito. Eu procurava por produtos com ativos hidratantes e usava por uma semana. Depois, procurava produtos a base de queratina e arginina para fazer a reconstrução e usava por uma semana, e em seguida, procurava produtos para fazer a nutrição e usava por uma semana. Depois voltava para a hidratação e assim sucessivamente. No começo da minha transição, eu fazia bastante hidratação, pois ainda desconhecia outros métodos.

2. Use o creme de pentear certo e a quantidade certa
Já pensou em experimentar outro creme de pentear? No comércio há várioooos e com certeza pelo menos um vai ser O perfeito para você. Quando estamos em transição, temos que optar por cremes de consistência mais firme, pois segura melhor os cachos. Se a consistência do creme não for tão boa assim, é interessante usar dois cremes diferentes (um mais ralinho + um mais cremoso). Eu uso vários cremes de pentear e geralmente uso em dupla. O único que eu uso sozinho, é o BioHidrat que eu falei aqui. Nesse link que passei, eu falo um pouco dos 5 cremes de pentear que eu uso (eu não me limito só a eles). Outro fator super importante é quantidade. Lembram que a quantidade ideal para todo cabelo é aquela do tamanho de uma moeda de um real? ESQUEÇA COMPLETAMENTE ISSO! Isso não serve para os cabelos cacheados e crespos. Você não precisa por 1KG de creme no seu cabelo, é só você ir testando as quantidades ideais. A quantidade para meu cabelo poder segurar os cachos é o equivalente a duas moedas de um real, POR MECHA. Mas isso não é regra, pois cada cabelo tem uma necessidade diferente. O legal é você ir testando quantidades e observar qual a melhor pro seu cabelo.

3. Fitagem, dedoliss e a técnica do papel toalha
A fitagem é uma forma de definir os cachos. Você pode fazê-la com escova ou com os dedos. Saiba mais.
Dedoliss, também é uma forma de definir os cachos, só que com os dedos. É você enrolar "mechinha" por "mechinha" nos dedos e soltar (aposto que sua mãe já fez isso em você e você nem sabia que isso tinha nome haha)
Técnica do Papel Toalha nada mais é do que amassar os cachos com a folha (depois da fitagem ou do dedoliss), para tirar o excesso de creme e para ajudar ainda mais na formação de cachos. A folha não vai rasgar e nem vai ficar aqueles restinhos de folha no cabelo (a menos que o seu cabelo esteja encharcado e você aperte muito a folha). Esse método é semelhante ao de amassar os cachos com a toalha. Só que na folha de papel toalha é mais simples e você não suja as toalhas da sua mãe. Sem falar que o Frizz é menor.


O post ficou enorme, mas eu espero que tenha sido muito útil para vocês. Uma coisa também que é super importante é ter carinho. Essa não é uma fase fácil e o seu cabelo precisa de todo seu amor. 

Eu faço mais truques para deixar cabelo mais cacheado, mas esses foram os principais. Se vocês quiserem, em breve postarei mais truques e quem sabe seja em vídeo? 

Me diz aí o que você achou do post! Até a próxima ;)

Veja Também:

17 Recados

  1. Adorei, ótimas dicas! Pena que a selagem que eu fiz (há 1 ano e 3 meses atrás) é suuuper forte. As pontas lisas só cacheiam com texturização e mesmo assim ficam por pouco tempo :'( Eu também sou parte do time que não quer deixar o cabelo curtinho, mas já decidi que vou cortar em Janeiro de 2015! *-*
    Beijos!

    www.realezafeminina.com

    ResponderExcluir
  2. Dedoliss com certeza fez parte da minha infância AUSHUAHS
    Essa de tirar o excesso de creme com papel toalha realmente deixa os cachos bem mais definidos. Eu costumo usar uma camisa de algodão mesmo. Belos tointoins xD

    ResponderExcluir
  3. òtimas dicas, vou até enviar para uma amiga que tem cabelos cacheados... haha Adorei o post! ♥

    http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo cabelo cacheado *-* Adoro cacheados!
    Tomara que seu post influencie mais meninas a assumir os cachos!
    Meu cabelo é liso, a única quimica que faço é tintura (que tbm quero parar). Sair de qualquer quimica é dificil, mas sei que o cabelo fica muito mais bonito e saudável depois!
    Boa sorte com o seu e achei lindas as fotos com os cachinhos *-*

    Cheguei aqui por indicação de alguém no Blog Day do Rotaroots. Mas como saí clicando em várias indicações, não lembro de onde foi rsrs

    ResponderExcluir
  5. Sempre que eu leio seus posts pra cabelos chateados, me bate uma saudades de quando eu tinha o cabelo cacheado rs.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quem dera se eu tivesse cachinhos *-* Acho tão lindo,mas pra deixar o cabelo cacheado eu teria que passar um outro produto,aí continuo assim mesmo.Mas ele está lindo e que as meninas façam bom proveito das dicas <3
    Beijos

    brilhoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Menina seu cabelo está tão lindo que nem parece que está em transição capilar, achei as dicas super válidas, gostei bastante, acho cabelos cacheados lindos >.<

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    ♥ Que cabelo lindo, eu amo cachinhos e amei o post :)

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10/9/14

    seu cabelo esta lindo e nem parece mesmo que tem duas texturas, eu sempre gostei de cachos e volume... tento deixar crescer mas vai me incomodando daí corto, mas mesmo assim para ter um cabelo bonito e bem tratado dá trabalho, bjs
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  10. Que cabelo lindo. Queria ter nascido com o meu assim.
    O meu não tem formato definido, não é liso, nem enrolado, nem ondulado, cada pedaço é de um jeito. haha

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  11. Dedoliss?? haha adorei!!
    Eu uso a técnica do papel toalha, só com toalha mesmo.
    Beijos! Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  12. Eu queria muito que meu cabelo fosse cacheadão assim sabe, ou liso de uma vez, não ficasse meio termo como o meu, tem cada fio tão enrolados e outros tão lisos que eu não consigo acalmar a fera quando acorda de mal humor... Uso as técnicas dos dedos e do papel toalha, mas não fica bonito não HAHAHA O seu Gessica, está muito lindinho, cuide bem dele viu?
    Bju
    www.naocliche.com

    ResponderExcluir
  13. Seu cabelo está ficando lindo! Nunca usei química no meu cabelo, mas ele é bem estragadinho porque uso muita chapinha, até penso em parar e começar com os cachos, mas amo tanto meu cabelo liso ou com ondas que não consigo desistir kkk
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  14. Olá flor, tudo bom?
    Adorei seu post. Seu cabelo tá lindo assim. Tenho uma amiga que ela fez o mesmo que você e assumiu seus cabelos, agora ela se ama muito mais que antes rs Adorei as dicas que você deu. Só que eu não tenho coragem de deixar meu cabelo natural haha Adorei seu blog, já estou seguindo, com certeza farei mais visitas por aqui. Sucesso! Beijos :*

    http://estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas , adorei seu blog !


    http://lovvemeforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro ver posts de cacheadas, me inspira e me dá uma boa sensação. Meu cabelo era liso quando eu era pequena, mas depois que fui crescendo ele foi cacheando e eu não sabia o que fazer, então passei a usar ele só em rabo de cavalo, por mais de dois anos! Ou era isso ou era uma trança bem apertada. Esse ano eu resolvi soltar os cachos, ainda to me acostumando e fico muito paranoica, achando que ele tá horrível, não sei se é assim com todo mundo, mas eu espero que essa sensação passe e eu possa me sentir livre de novo, pois dentro de casa eu AMO ficar com o cabelo solto e cacheado, na rua, escola e etc é que eu tenho medo do que vão pensar :( Seu cabelo é lindo demaaaais, amei seu post <3
    Ps: Curti a fan page <3 Sucesso linda!


    Beijocas!

    Meninas Quase Invisíveis

    ResponderExcluir
  17. Sério, tem que ter uma paciência absurda pra isso. Nunca tive. Por isso, com a mesma quantidade de raiz natural que você tinha, eu fiz o BC. Sou muito ansiosa e preguiçosa pra ter tanto trabalho.

    Cherry On Blog ♥

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!