Dicas para deixar seu blog mais organizado

17.5.15

we heart it
Eu acredito que a organização é a base de tudo, não só no blog, como na vida pessoal. Quando você se organiza, tudo fica mais fácil e prático de lidar. Pensando nisso, hoje eu trouxe dicas para você deixar seu blog organizado e cativar seus leitores com isso. Também estava com saudade de postar dicas para blogs aqui. Não sou nenhuma expert nem nada, apenas digo o que eu acho com base na minha experiência como leitora e como blogueira.

1 - Formatação do texto

Não deixe o texto do seu blog bagunçado. Defina um padrão para ele. O mais utilizado é o justificado. Essa formatação, além de ser a mais utilizada, deixa o blog mais bonito e mais convidativo para leitura. Sem falar na sensação de organização que ele deixa. Ficou com vontade de experimentar mas não sabe como fazer? Eu ensino! Há duas formas:

 Pelo editor de Postagens: 
 Pelo HTML:
Para fazer através do HTML, é só seguir o tutorial desse link.

2 - Tamanho das imagens

Assim como a formatação do texto deve ser padrão, as imagens também devem ter um tamanho padrão. Um blog com as imagens todas fora da linha de postagem ou umas menores que as outras, dá a impressão de desorganizado e pode passar pro leitor uma sensação de relaxo. E você não quer isso, certo? Aqui nesse link, tem um tutorial para te ajudar caso você tenha esse problema.
OBS: Se você usa mini gifs, eles também mudarão de tamanho.

3 - Posts com informações vagas

As vezes nós não temos tempo de fazer uma postagem super elaborada e acabamos fazendo qualquer coisa só para o blog não ficar desatualizado. Saiba que isso é um erro bastante grave e devemos evitar isso ao máximo. Não escreva qualquer coisa só para deixar o blog organizado. Isso pode acarretar em um post com baixas visualizações e com informações vagas. Me diz qual leitor gostaria de ver um blog com informação pela metade? Nenhum, né? Então devemos prestar bastante atenção nisso. A qualidade das postagens é mais importante do que a quantidade.


4 - Sidebar 

A sidebar é muuuuuito importante para um blog. É através dela que o leitor conhece um pouco sobre o blogueiro, as redes sociais do blog, pode pesquisar mais sobre o blog e pode interagir com ele. Uma sidebar organizada e com links estratégicos aumentam o tempo em que o leitor fica no blog, o que consequentemente faz a taxa de rejeição do blog cair.
  Tente manter ao máximo a sidebar organizada. Os links certinhos, as fotos alinhadas, os gadgets mais importantes primeiro, os títulos dos gadgets chamativos/diferentes e por aí vai.

5 - Página inicial do blog e Cabeçalho

A página inicial do blog e o cabeçalho são algumas das primeiras coisas que seu leitor verá. Caso elas estejam mal organizadas e de qualquer jeito, o leitor sairá do seu blog na hora e talvez nem volte mais. Para evitar isso, facilite a navegação nessa página. Coloque de 3 a 5 postagens no máximo para exibição na página inicial, coloque paginação personalizada para deixar seu blog mais profissional, alinhe o cabeçalho ao corpo do blog, faça o cabeçalho no mesmo estilo do layout, usando fontes que combinam ou parecidas e etc. Para colocar paginação no seu blog, visite esse link.

♥ Dicas Extras ♥


 Cuidado com a poluição visual! Tente deixar seu blog com as coisas em equilíbrio. Não coloque muita informação de uma vez só! Ex: Se você fez um cabeçalho beeem elaborado com imagens coloridas, fontes diferentes, bastante cor, tente fazer o corpo do layout mais clean, para não cansar o leitor e nem tirar a atenção do foco principal (os posts);

 Tutoriais para ajudar na organização e na personalização seu blog:

Essas foram as dicas, espero que gostem! São coisas simples que fazem a diferença no nosso dia-a-dia, a organização é uma delas! Manter o blog organizado é bem simples e dá um resultado bem satisfatório, tanto para você e tanto para o leitor. Experimente!

Veja Também:

27 Recados

  1. Adoro tuas dicas, até hoje, sempre uso teu tutorial de menu haha <3 então, pra mim, o mais importante mesmo é justificar o texto. Não consigo ler blog desalinhado, sério, me dá uma agonia mortal.

    Tô seguindo o blog, te espero no meu! <3



    SobreLentes.blogspot


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwn sério??? Vou ver se dou uma atualizada nele rs
      Eu tbm não consigo ler blog desalinhado kkk

      Excluir
  2. Adoro esses posts de dicas para blog. Como sou ainda nova nisso preciso de muita ajuda.
    Até que encontrei o layout perfeito pro meu cantinho foi bem difícil. Queria algo leve e diferente.
    Amo suas dicas minha querida <33

    www.contatudomulher.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta das minhas dicas, ainda virão muitas outras... aguarde!

      Excluir
  3. Ameei as dicas, são super importantes!
    Beeijos linda ;*
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
  4. Adoreei a sua dica, realmente não tem como ter um blog sem o texto estar justificado!

    Beioos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as dicas, principalmente em relação ao layout. A gente sempre tem o que melhorar! Obrigada!
    P.S: Seu lay tá lindo, amo assim!
    Beijinhos,
    http://naathcomth.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que gostou?? Eu achei ele bonitinho, mas ainda não é bem o que eu queria sabe??
      Obrigadaaa pelo carinho Nath ♥

      Excluir
  6. Gostei das suas dicas! Bem úteis :)

    https://isabellamadureira.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    ♥ Um blog bem organizado com certeza atrai mais leitores, eu super amei as dicas.

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Géssica, conheci seu Blog hoje e adorei. Já estou te seguindo :)
    Os posts são bem organizados, informativos e facilitam a nossa vida haha.
    Adorei as dicas, vou aplicá-las no meu Blog .
    Beijos,
    #fiquerosa

    >> http://www.fiquerosa.com/ <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico hiper feliz por ter gostado daqui! Volte mais vezes!
      Obg!

      Excluir
  9. Adorei o post, dicas úteis *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Passando para dar uma força!

    ResponderExcluir
  11. Dicas super úteis e que fazem uma total diferença!
    Beijoos

    http://gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii lindona, dicas preciosas, no começo do blog não tinha noção de tudo isso!! pena que tive que despertar pra tudo isso sozinha porque você não fez esse post a um ano atrás? rsrsrs brincadeira!!
    Vai ajudar muita gente!!!
    beijocas My Sweet
    By Jeeh Sena
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo do blog tudo aqui era uma bagunça, cada coisa sem noção hehhehe
      Mas com o tempo a gente pega as manhas rs rs

      Excluir
  13. #confessoque ja deixei muito comentário em blog pedindo eplo amor da santa pra pessoa justificar o texto pq fica super feio texto ou todo no meio ou tudo só pra um lado argh
    realmente organização é tudo hoje tirei a noite para visitar uma lista de blogs e confesso que fechei muito endereços pela falta de organização
    mas o seu está de parabéns :) dicas ótimas

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Eu as vezes dou umas dicas quando vejo que o blog está desorganizado. Acho que assim ajuda o blogueiro!
      Obrigada, eu faço de tudo pra tentar manter a ordem por aqui kkk

      Excluir
  14. Anônimo5/6/15

    nossa, organização em blog é tudo. quando eu entro em um blog com imagem desalinhada e bagunçada eu ja fecho na hora. Não sei mexer mt bem, mas smp tento deixar o meu arrumadinho uihIHEARIHAIUER adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Feliz por ter gostado!
      Eu também sou assim hahaha

      Excluir

Deixe aqui sua opinião a respeito do post ou do blog ♥
Você pode comentar através do Facebook também! É rápido, simples e prático!